”Adotei Jolie quando estava cursando jornalismo. Encontrei-a faminta no jardim da faculdade. Por ter vivido esta experiência, posso dizer que adotar é um ato de amor.” Vanessa Marcelino

quinta-feira, 8 de dezembro de 2011

Apresentação

O abandono dos animais é um fenômeno cada vez mais em ascensão no nosso cotidiano. As famílias gostam de ter o seu companheiro animal em casa, porque cria um ambiente saudável e familiar. Contudo, ter um animal de estimação exige tempo e dedicação.

Um problema que afeta os grandes centros urbanos é o abandono de animais domésticos. Porém, este não é o único problema. Há inúmeros casos de circos que chegam a abandonar leões, tigres e outros animais. Somente no ano de 2002, foram recolhidos 2.500 animais pela Polícia Ambiental e pelo Ibama, o que representa 12% do total de apreensões realizadas no Estado de São Paulo. No ano de 2003, cerca de 2.400 animais, o que representa 13% do total de apreensões realizadas no Estado.

A adoção pode acontecer tanto como forma de ajuda financeira a um animal, como dar um lar para ele e assim fazer com que o animal faça parte da vida de alguém. A importância deve ser notada desde quando pode se perceber a felicidade em se ter um lar e uma família que vai proporcionar cuidados e atenção.

A grande reportagem impressa visa mostrar o papel de organizações que promovem a adoção e abrigam animais abandonados e maltratados em Taubaté. A realidade deve emocionar e causar transformações nas atitudes de cada cidadão. É necessário documentar como as organizações trabalham e como elas precisam de ajuda e voluntários. Assim, será possível desenvolver um trabalho com comprometimento social e jornalístico, mostrando a realidade desses animais abandonados e a importância de encontrar um lar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário